Pré-Jornada de Agroecologia na Chapada Diamantina

Confirmada a Pré-Jornada de Agroecologia para os dias 13, 14 e 15 de novembro de 2021, na comunidade da Bocaina, zona rural de Piatã, Bahia

A Teia dos Povos é uma articulação de movimentos, organizações e diferentes grupos sociais como pescadoras, marisqueiras, ribeirinhos, povos de fundo e fecho de pasto, povos de terreiros, pequenos agricultores, sem-terra, sem-teto, indígenas de muitas nações, quilombolas, povo negro, extrativistas e os muitos elos que apoiam e constroem a Teia a partir da solidariedade.

Reunidos em torno do tema central “Terra e Território”, as Pré-Jornadas de Agroecologia são fundamentais para dialogar com os Núcleos de Base, ampliar o debate sobre a agroecologia e fortalecer a identidade dos povos. Neste sentido, diante do contexto de disputa por terra e água na Chapada Diamantina, a próxima Pré-Jornada de Agroecologia está confirmada para os dias 13, 14 e 15 de novembro de 2021, na Bocaina, comunidade rural do município de Piatã.

Somos uma comunidade quilombola e estamos lutando pela continuação da nossa comunidade. Convidamos todos e todas para participarem conosco da Pré-Jornada de Agroecologia, em novembro.”

Movimento S.O.S. Bocaina e Mocó

Alinhada com o modelo atual de desenvolvimento, a mineração vem se expandindo pelo território de Piatã e da Chapada Diamantina. Na comunidade da Bocaina, zona rural, o avanço da mineradora se intensificou nos últimos cinco anos, causando graves consequências como: destruição da paisagem; supressão da fauna e da flora; contaminação da água e do solo; poluição sonora, do ar e dos rios; severos impactos na saúde física e mental dos moradores locais, ocasionando, assim, o êxodo do campo para a cidade. Além disso, os tentáculos do agropolo vêm se estabelecendo na região dos Gerais, importante área de recarga hídrica, em Piatã.

Diante deste contexto, a Pré-Jornada será realizada entre as serras mais altas da Chapada, no território das nascentes, evocando, assim, a força das águas. As Pré-Jornadas são eventos locais que contribuem para o enfrentamento da atual conjuntura política, garantindo a continuidade das lutas, da resistência e da solidariedade mútua para a defesa dos territórios, da produção agroecológica, da liberdade e da soberania dos povos. Neste sentido, estaremos nos fortalecendo e nos preparando para o Grande Encontro, na VII Jornada de Agroecologia, em 2022.

Diferente das Pré-Jornadas, as Jornadas de Agroecologia são grandes encontros, entre diferentes povos de distintos territórios em luta, que ocorrem por meio da articulação e mobilização da Teia dos Povos. É um momento de troca e acolhimento, e também de muita reflexão, fortalecimento e resistência. Desde a última Jornada, realizada no território dos Payaya, em Utinga, no ano de 2019, a Chapada Diamantina vem se mobilizando, construindo elos e núcleos junto à Teia dos Povos.

A VII Jornada de Agroecologia já está confirmada e acontecerá entre os dias 28 de janeiro e 02 de fevereiro de 2022, no Quilombo Conceição, situado no município de Salinas da Margarida, território afro-indígena, no Recôncavo Baiano, conforme Carta Convocatória.

Viva a agroecologia! Viva as Pré-Jornadas! Viva as comunidades da Chapada Diamantina!

Referências:
https://teiadospovos.org/
Movimento S.OS. Bocaina e Mocó
Movimento S.O.S. Bacia do Rio de Contas

Por Juliana Fionda


Junte-se a nós!🌱

Entre em contato conosco e compartilhe a sua experiência.

3 comentários em “Pré-Jornada de Agroecologia na Chapada Diamantina

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora